top of page
IMG_8959.JPG
Ayurveda

Estilo de Vida


Segundo a Ayurveda, tudo no universo tem uma função e um efeito sobre nosso corpo, mente e espírito. Seja um alimento, um pensamento, uma leitura e até a companhia de outra pessoa. Isso significa que tudo a nossa volta nos influencia e, portanto, tudo o que vem da natureza é ayurvédico. Então como escolher o que é bom para mim?

Primeiro, tente não consumir alimentos processados e curados, principalmente os que tem conservantes e corantes, e os que são light, diet, low fat, low sugar,zero, etc. Esses alimentos são comprovadamente nocivos a nossa saúde.

Segundo, procure escolher ingredientes que estejam na estação, por exemplo, não coma morango em janeiro ou pêssego em agosto. Alimentos importados ou que são produzidos fora da estação recebem tratamento químico adicional, seja para sobreviverem ao transporte ou as pragas.

Terceiro, varie! Se você come feijão rosinha toda semana, experimente o preto, jalo, branco ou vermelho. Se você só come arroz integral, alterne com o vermelho, negro, basmati. Se você compra cookies integrais ou barrinhas, experimente uma receita que leve ingredientes frescos, como frutas secas, cereais integrais, oleaginosas e sementes. Amplie seu universo de temperos. Tudo isso vai aumentar a disponibilidade nutricional na sua alimentação.

E, por último, analise seu estilo de vida, e verifique se sua ingestão de proteína animal está adequada. Estudos recentes mostram que a redução do consumo de produtos animais diminui o risco de doenças cardio vasculares, obesidade, hipertensão e o nível de colesterol total. Uma alimentação ayurvédica é aquela em que prezamos pelo efeito que ela terá no nosso corpo e não só pelo prazer. Sem dúvida uma comida bem feitinha, cheirosa e saborosa desperta em nós uma sensação de auto-cuidado e isso é totalmente ayurvédico!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page