top of page
IMG_8959.JPG
Ayurveda

Torta de Ameixa


TORTA DE AMEIXA COM MASSA INTEGRAL

Estações: primavera e verão

Porções: 6

Validade: 3 dias na geladeira

Ingredientes

6 ameixas frescas

½ limão

½ xícara de farinha integral tipo 1

½ xícara de farinha branca tipo 1 e mais um pouco

3 colheres de sopa de açúcar demerara

½ colher de maisena

1 copo de iogurte natural sem açúcar

1 pitada de sal

Modo de fazer

Higienizar as ameixas, tirar o caroço, cortar em meia luas e transferir para uma tigela, temperar com o suco de ½ limão, polvilhar 1 colher de açúcar e ½ colher de maisena, misturar bem e reservar.

Numa tigela misturar as farinhas, 1 colher de açúcar, 1 pitada de sal. Acrescentar aos poucos o iogurte até dar liga a massa. Deixar a massa descansar na geladeira por 1h enrolada em filme de pvc.

Separar a massa em 2 porções. Abrir metade da massa entre duas folhas de filme pvc (forrar o fundo e as laterais de uma forma de torta, perfurar o fundo e as laterais com um garfo. Encaixar as meias-luas de ameixa cobrindo todo o fundo. Abrir a segunda metade da massa entre duas folhas de filme pvc e cobrir a torta. Deixar uma rebarba de 2 cm para fazer a dobra ou cortar a massa em formas e montar um desenho geométrico. Se você escolher cobrir a torta completamente não esqueça de fazer um corte no centro para liberar o vapor.

Polvilhar 1 colher de sopa de açúcar na torta e levar ao forno para assar a 200oC por aproximadamente 1h ou até borbulhar no centro.

Você pode usar papel alumínio para proteger as bordas da torta até metade do tempo. Lembre-se de rodar a torta no forno para que possa ficar com uma cor mais homogênea.

A fruta pode ser substituída por pêssego, amora, nêspera e nectarina.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page