top of page
IMG_8959.JPG
Ayurveda

Galette de Fruta


Estações: outono, inverno, primavera, verão

Porções: 4

Validade: até 3 dias na geladeira

Ingredientes

1 xícara de Farinha de trigo tipo I orgânica

1/3 xícara de Farinha de trigo integral orgânica

1/4 xícara de Água

2 colheres de sopa de Ghee

1 1/2 colheres de Açúcar demerara

1 colher de café de Sal

1/2 suco de Limão

1 fruta da estação = Outono: Figo, maçã, pera / Inverno: Morango, maçã / Primavera: Maçã, nêspera /

Verão: Pêssego, ameixa, figo, nectarina (*)

1 colher de sopa de Creme de castanha de caju (**)

Modo de Fazer

Colocar as duas colheres de ghee no congelador por 15-20 min. Numa tigela funda, peneirar as farinhas e o sal. Retirar o ghee do congelador e cortar em quadradinhos. Acrescentar a farinha e ir esfarelando de forma a incorporar o ghee na farinha, ficará com consistência de farofa. Aos poucos ir colocando um fiozinho de água e ir espalhando com um garfo sem desfazer as pelotas, até que a farinha esteja toda empelotada. Transferir para uma superfície lisa e enfarinhada e dar forma de uma bola a essa massa sem manuseá-la demais. Enrolar em filme e deixar descansar na geladeira por 20 min.

Cortar a fruta e temperar com limão e açúcar. Você pode também usar especiarias como canela, cravo, anis estreado, cardamomo, etc.

Retirar a massa da geladeira abrir entre duas folhas de filme levemente enfarinhas, deixar na espessura de 3mm. Usar um molde redondo para cortar as bordas. Transferir para uma forma. Rechear com a fruta cortada (retirar todo o líquido da fruta antes de rechear), deixando uma borda de 4cm. Fazer uma dobra na borda, e na direção anti-horária ir dobrando novamente até toda a volta ficar dobrada. Polvilhar açúcar na borda. Assar em forno pré-aquecido a 240oC até a massa ficar dourada.

(*) Figo, morango e nêspera melhor usar frescos depois da massa assada (usar um aro ou forma para torta para assar a massa), depois colocar uma camada de creme de castanha de caju e decorar com a fruta. Pêssego, ameixa, maçã, pera, e nectarina podem assar junto com a massa e o creme é opcional.

(**) Veja como fazer o creme de castanha de cajú no blog na receita: Pudim de caramelo!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page