top of page
IMG_8959.JPG
Ayurveda

Dietas Radicais


O conhecimento humano evolui com a ciência e a cada novo estudo nos deparamos com descobertas incríveis sobre nossa relação com os alimentos e seus efeitos. É interessante observar que muitas dessas descobertas nos remetem aos conceitos ayurvédicos muito antigos e simples e há muito tempo comprovados. Escolhemos alguns estudos sobre saúde hoje em dia e como, com o passar do tempo, nossa relação com esse tema se tornou sensível.

E sobre as polêmicas dietas radicais que para o rápido emagrecimento pregam o corte total dos cereais da alimentação? A pergunta é: funciona? Quais riscos de médio e longo prazo?

No curto prazo está absolutamente comprovado que funciona, a pessoa emagrece e regula o sistema metabólico. Porém, também é comprovado que há um baixo nível de aderência a essa dieta depois de dois anos, ou seja, é muito difícil manter dietas radicais o que pode causar não só um ganho de peso maior do que o perdido com a dieta, mas gerar hábitos alimentares compulsivos.

No médio e longo prazos os médicos advertem ao risco de deficiência nutricional e o aumento do risco de câncer de colorretal. Outro risco está nas substituições. Se você não tem alergias ou intolerâncias, uma dieta sem glúten por exemplo pode te levar a consumir produtos com alto nível glicêmico e baixa presença de fibras, o que pode aumentar o risco de diabetes.

Estudos epidemiológicos indicam que, além de uma dieta variada com elevado consumo de frutas, hortaliças e fibras, baixo consumo de alguns tipos de gordura e ingestão calórica moderada, aliada a uma prática de atividade física, reduz o risco de diversos tipos de câncer, particularmente, colorretal.

A Ayurveda tem como objetivo manter a digestão saudável para que possamos absorver os nutrientes e consequentemente nos mantermos nutridos com vitalidade e saúde. Cada indivíduo tem um biotipo que faz com que alguns alimentos sejam mais favoráveis que outros na digestão, mas o grande segredo está em comer em pouca quantidade com qualidade nutricional alta.

Como? Primeiro variando, não coma todos os dias a mesma coisa. Não seja radical e cuidado com dietas da moda, elas podem trazer resultados de curto prazo e gerar problemas de saúde no futuro.

Saiba mais sobre o tema aqui, aqui e aqui!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page