top of page
IMG_8959.JPG
Ayurveda

Gordura Faz Bem?


Nossa alimentação influencia diretamente nossa mente e funções cognitivas. Existem muitos estudos sobre o tema, escolhemos esse artigo da Escola de Medicina de Harvard que sumariza alguns aspectos importantes sobre o consumo de gordura e antioxidantes e seus impactos no nosso poder mental.

Os resultados mostram que alguns alimentos têm impacto de curto prazo como a cafeína, e outros de longo prazo beneficiando a memória como os antioxidantes e a gordura de boa qualidade.

Em resumo, alimentos com alto teor de Omega-3 como as nozes, a semente de linhaça e o abacate diminuem o risco de demência. As frutas silvestres como morango e mirtilo e verduras verde escuras adiam o declínio da memória. As nozes ajudam a baixar a pressão e protegem as artérias beneficiando o cérebro e o coração.

Leia o artigo na íntegra aqui: http://www.health.harvard.edu/mind-and-mood/foods-linked-to-better-brainpower/

Nossa alimentação hoje é a base para a manutenção da qualidade de vida que teremos no futuro!

A tabela abaixo, explica os benefícios dos minerais e tipos de gordura que compõem as diferentes fontes, listadas na tabela acima. É por isso que a Ayurveda, medicina Indiana, recomenda uma alimentação variada e equilibrada. Cada ingrediente contém diferentes nutrientes em diferentes quantidades, variar significa, dar ao nosso corpo mais chance de melhorar o valor nutricional da nossa alimentação.

Sim, gordura faz bem!

Porém, a quantidade consumida deve ser regulada de acordo com os níveis de atividade física e estilo de vida individuais, pois são calóricas. Mas não se assuste, a energia proveniente da gordura traz saciedade e tem baixo nível glicêmico. Isso significa que quando ajustamos o consumo diário de gorduras de boa qualidade, nosso nível de ansiedade baixa. Sem picos glicêmicos, produzimos menos cortisol (o hormônio do estresse), e consequentemente sentimos menos necessidade de consumir açúcar.

Para saber mais, fale conosco aqui.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page