top of page
IMG_8959.JPG
Ayurveda

Verão - Início 21 de Dezembro às 13:28hs


No Verão a temperatura aumenta e nosso corpo tende a desidratar, acumulando os elementos Ar e Éter.

Para manter o equilíbrio a medicina indiana, Ayurveda, recomenda uma alimentação em vegetais cozidos, cereais, frutas, gordura vegetal e pouca proteína animal.

Nessa época do ano nossa digestão fica mais fraca, então use condimentos e especiarias para dar uma qualidade quente a pratos que podem até ser servidos frios, como húmus, saladas de legumes cozidos, lasanha de vegetais, salada de feijão e cereais, etc.

O Verão é a época com a maior variedade de frutas, então aproveite, mas não misture diferentes tipos de fruta. Lembre-se também de comer frutas fora das refeições e dar preferência para comer as frutas na íntegra ao invés de tomar o suco.

Bebidas fermentadas não alcoólicas como kombucha e kefir ajudam a manter a digestão. Cuidado com bebidas alcoólicas que tendem a desidratar e aumentar a temperatura do corpo.

A prática esportiva no Verão pode levar a perda de massa muscular e desidratação. Se for praticar esportes, prefira o início da manhã e o começo da noite. Caminhar e dormir a luz do luar ajuda na recuperação física.

As transições entre estações podem trazer à tona certas tendências a doenças, reforçar um padrão que adquirimos com nossos hábitos e, ainda, estabelecer uma patologia. Portanto, temos que adequar hábitos alimentares e de rotina a cada mudança de estação.

Ainda que o hábito de se alimentar com os 6 sabores ayurvédicos seja uma boa prática, a adequação para os sabores mais favoráveis de cada estação potencializa o efeito preventivo. Além disso, recomenda-se na Ayurveda um período de 7 dias, antes do final de cada estação, onde se faça uma transição suave de hábitos.

Os sabores mais favoráveis nessa estação são: Doce, em menor quantidade, Azedo e Salgado.

Uma boa prática é dar preferência os alimentos da estação. Hoje, temos tudo no supermercado o ano todo. Isso não nos ajuda a saber o que realmente está na época. Procure no site da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais da sua cidade a lista dos produtos disponíveis em cada estação.

Desejo a todos um Verão saudável e alegre!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page