top of page
IMG_8959.JPG
Ayurveda

Queda de cabelo: O que diz a Ayurveda?


De acordo com Ayurveda, o cabelo é derivado, como subproduto, ou produzido como produto de degradação de Asthi (tecido ósseo). Qualquer perturbação no metabolismo deste tecido, que depende muito do fogo digestivo, pode afetar a saúde do cabelo.

O motivo da perda de cabelo é um assunto que não há dois médicos que concordem e todos parecem ter sua própria opinião sobre o assunto. As principais causas de queda de cabelo são deficiências hormonais, nutricionais, complicações de outras doenças e efeito colateral de medicamentos.

De acordo com a Ayurveda, a queda de cabelo está ligada ao excesso de Pitta dosha* no corpo que é aumentado por condições climáticas quentes, ingestão excessiva de alimentos picantes, salgados e azedos, alimentos quentes, chá, café, álcool, carnes, e tabagismo. Comer demais alimentos fritos, oleosos, gordurosos e ácidos também agrava Pitta. Vegetais que equilibram Pitta são, por exemplo, vegetais que melhoram a qualidade de Asthi dhathu (tecido ósseo) que são os vegetais amargos, portanto são recomendados no tratamento da queda de cabelo.

Há uma série de outras causas para queda de cabelo como doença aguda, alto estresse e desequilíbrio da glândula tireoide, certas drogas e remédios, perda súbita de peso e febre alta.

O primeiro passo é localizar a causa raiz em sua dieta ou estilo de vida que pode estar aumentando o dosha Pitta*. Depois de localizá-lo, tente parar ou, pelo menos, reduzir a dieta, o hábito ou a atividade responsável pelo aumento da Pitta*.

Recomendações gerais:

- Recomenda-se uma dieta rica em ferro para a quem sofre de queda de cabelo. Uma ingestão adequada de vegetais de folhas verdes devem ser incluídos na dieta regularmente, principalmente na hora do almoço quando o fogo digestivo está mais forte. Frutas frescas maduras e doces também ajudam.

- Use o óleo de coco pelo menos três vezes por semana. Coloque óleo sobre o couro cabeludo e massageie suavemente nas raízes dos cabelos. Esfolie seu couro cabeludo depois de lavar o cabelo. Aumenta a circulação sanguínea e ativa as glândulas sebáceas.

- A pessoa deve manter um movimento intestinal regular todos os dias. Em caso de constipação, um laxante natural leve pode ser tomado.

- O exercício físico regular é muito benéfico, pois ajuda a equilibrar os doshas* agravados.

* Pitta é um dos Doshas. Existem dois tipos de doshas os que compõem nossa constituição fisica: Vata, Pitta e Kapha e os mentais: Rajas e Tamas. Os doshas são responsáveis pelas funções vitais e a qualidade da nossa mente, respectivamente.

668 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page