top of page
IMG_8959.JPG
Ayurveda

Campanha coma bem: Primavera


Fique de bem com a Natureza!

Na tradição da Ayurveda, as estações do ano marcam importantes mudanças na natureza, como intensidade dos raios solares, vento, umidade, temperatura e duração do dia e da noite. Estes fatores alteram nossa força, disposição, fogo digestivo, qualidade de sono, concentração, apetite, metabolismo e, consequentemente, nosso sistema imunológico.

Cada um de nós reage a estas mudanças de acordo com seu biotipo e estilo de vida e as reações podem ser observadas, minimizadas ou potencializadas quando aplicamos os conceitos ayurvédicos em nossa alimentação do dia a dia.

Dessa forma, nos colocamos em harmonia com o universo, promovendo saúde e bem-estar.

Primavera - 22 de Setembro a 21 de Dezembro

Durante o inverno nosso corpo acumula os elementos água e terra contidos nos alimentos mais gordurosos e nos túberos. Todos, inclusive vegetarianos e veganos, precisam de um consumo mais intenso de gordura no inverno, para manter a temperatura do corpo e não perder massa muscular magra.

Na Primavera água e terra se intensificam e precisam ser equilibradas para não gerar distúrbios respiratórios e alergias tão comuns nessa nessa época do ano.

Para tanto a Ayurveda recomenda massagens mais secas com esfoliação, banhos mornos e exercício físico nos horários mais frescos do dia.

A alimentação deve ser de fácil digestão e quente, rica em vegetais preferencialmente cozidos, proteína animal assada, pouca gordura, e os sabores mais favoráveis são amargo, picante e adstringente.

Consumir uma colher de chá rasa de mel após o almoço é favorável, e bebidas fermentadas não alcóolicas como kombucha e kefir ajudam a manter a digestão que começa a enfraquecer a medida que a temperatura aumenta.

Manter contato com a natureza, fazer caminhadas e cuidar do jardim é altamente recomendado na primavera. A exposição ao sol depois do inverno beneficia a produção de vitamina D.

Aproveite das frutas que são abundantes nessa época, mas lembre-se de não misturar frutas ou comê-las após as refeições. Frutas são excelentes quando consumidas no seu estado natural, os sucos eliminam as fibras, portanto dê preferência para consumi-las inteiras.

Uma boa prática é dar preferência os alimentos da estação. Hoje, temos tudo no supermercado o ano todo. Isso não nos ajuda a saber o que realmente está na época. Procure no site da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais da sua cidade a lista dos produtos disponíveis em cada estação.

Que os frutos e flores da primavera lhe tragam experiências doces e perfumadas!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page