Consumo de produtos de origem animal e derivados é sempre fonte de grandes questionamentos.
Existem dados assustadores sobre o impacto ambiental da pecuária, mas também sobre a produção agrícola de larga escala e seus agrotóxicos.
Muitas doenças estão conectadas aos nossos hábitos sejam alimentares ou estilo de vida. O que isso significa?
O corpo gera uma reação correspondente para cada estímulo: alimento, temperatura, atividade física, descanso, leitura, interação social, afetividade, estudo, e assim por diante.
Por ter sido asmática quase minha vida toda e só ter me curado quando encontrei a Ayurveda, eu quis compartilhar alguns pontos de vista da Medicina moderna que considero importantes no momento de ponderar sobre escolhas alimentares.
Selecionei dois estudos, o primeiro fala sobre a importância do leite e derivados como fonte de cálcio. O segundo é um estudo suíço sobre o impacto de dietas veganas em pacientes com quadro de asma severa.
Veja estudo 1, aqui.
Veja estudo 2, aqui.
Em resumo, o leite é uma fonte de cálcio importante, mas a qualidade do leite que chega a nossa mesa hoje é fraca, contém aditivos químicos e o processo de pasteurização altera as propriedades eliminando os benefícios que a Ayurveda atribui ao leite de vaca cru.
Além disso, o estudo realizado na suíça mostra que a melhora do quadro respiratório dos asmáticos foi tão significativo que não pode ser ignorado ou desconsiderado.
Outro ponto importante é que muitos dos distúrbios que se tornam doenças crônicas estão ligados com quantidade e variedade. As pessoas consomem muito de poucos itens.
Monte seu prato de forma que a quantidade de comida caiba dentro das suas mãos em concha, essa é a quantidade correta.
Coma 50-60% de vegetais e distribua o restante entre cerais e proteína. Não esqueça de adicionar gordura boa!
Eu tenho uma alimentação 85% vegetariana, como proteína animal 2-3 vezes por semana na hora do almoço e cortei os derivados completamente.
Até 2011 eu tinha crises de asma horríveis, hoje, viajo, saio, tolero fumantes, cheiros fortes, pratico esporte e estou livre de medicação.
Não há formulas que funcionam para todos, mas sempre existem novos caminhos a serem explorados!