Sabores Ayurvédicos

4/8/2019

 

Os Sabores Ayurvédicos tem efeitos muito particulares na digestão e na formação dos Doshas* (Kapha, Pitta e Vata são energias que controlam nossas funções vitais e constituição).

 

Veja qual o efeito no corpo e como os grupos alimentares se dividem entre os sabores:

 

Doce

Fortalece o corpo e os sentidos, aumenta a produção de leite materno e ajuda na recuperação dos ossos (fraturas). Não é fácil digerir, mas prolonga a vida, ajuda a manter o nível de energia. Se consumido em demasia produz distúrbios de Kapha como obesidade, diabetes e até tumores.

 

Alimentos: A maioria dos cereais, leguminosas e das proteínas animal, ghee, melaço, óleo de coco, leite de vaca e frutas doces.

 

 

Azedo

Estimula o fogo digestivo, é bom para o coração, aumenta o apetite, dá saciedade e é fácil de digerir. Se consumido em demasia gera flacidez no corpo, perda de força, irritação, retenção de líquido, sede e febre.

 

Alimentos: Vinagres, frutas cítricas, iogurte, queijo sem sal, tomate, fermentados, sementes de girassol e chia, óleo de girassol.

 

 

Salgado

Remove a rigidez, limpa os poros e canais obstruídos, aumenta o poder digestivo e a produção de suor, melhora o sabor, e aumenta a produção de tecidos. Usado em excesso aumenta o sangue, queda e cabelos grisalhos, rugas, sede e problemas de pele, além de diminuir a força do corpo.

 

Alimentos: Sais, ovos, carne de porco, condimentos prontos.

 

 

Amargo

Cura anorexia, parasitas e bactérias, sede, problemas de pele, perda de consciência, febre, náuseas, sensação de queimação, seca o corpo, diminui a gordura e é facilmente digerido, aumenta a inteligência. Em excesso causa esgotamento e provoca distúrbios de vata.

 

Alimentos: Verduras verde escuras, cominho, café, sálvia

Cúrcuma.

 

 

Picante

Cura problemas de garganta, alergias, problemas de pele, inchaços, seca umidade e gordura, aumenta a fome, é digestivo, melhora o sabor, expande os canais e diminui distúrbios de Kapha. Se usado em excesso causa sede, problemas do sistema reprodutor, perda de força, desmaios, perda de consciência, tremor e dor nas costas.

 

Alimentos: Pimentas, alho, gengibre, salsinha, quinoa, queijo com sal, mostarda, óleo, oleaginosas, sementes.

 

 

Adstringente

Ameniza distúrbios de Pitta e Kapha, é difícil de digerir, limpa o sangue, limpa e cura feridas, seca umidade e gordura, dificulta a eliminação de alimentos mal digeridos, absorve água, mas seca o organismo. Usado em excesso causa flatulência, dor no peito, perda de massa muscular, obstrui os canais e gera constipação.

 

Alimentos: Mel, leguminosas (são predominantemente doces), noz moscada, arroz integral.

 

*Para saber o que são os Doshas e como funcionam veja nosso post sobre esse tema, aqui

 

 

 

Please reload

Annapurna Life por Silvia Perotti

Annapurna Life por Silvia Perotti

Contatos:

E-mail: silvia.perotti@annapurnalife.com

What'sApp (11) 99262.3979

Seg. a Sex 8h00 às 18h00

Sab. 8h00 às 14h00

(c) 2017 Annapurna Life. Todos os direitos reservados