Fogo Digestivo

28/3/2018

Você sabe qual a importância da manutenção do fogo digestivo?

 

Segundo a Ayurveda a saúde é a causa da felicidade, e o fogo digestivo é quem promove a saúde!

 

A qualidade da nossa alimentação não é suficiente para a manutenção de nossa saúde, é preciso ter uma boa digestão para sermos capazes de absorver todos os nutrientes que nossa alimentação oferece.

 

Existem 4 tipos de poder digestivo: intenso, fraco, constante e irregular.

 

Quem tem fogo digestivo forte é capaz de resistir a períodos mais longos de alimentação inapropriada, mas quem tem fogo digestivo fraco não.

 

Um fogo digestivo regular, constante é afetado por uma dieta inapropriada mas permanece constante. Já uma digestão irregular sofre mais com esse tipo de alimentação.

 

Essa combinação acontece em quatro possibilidades:

 

Quando a pessoa está em equilíbrio (Naturezas: Vata, Pita, Kapa) ela tem uma digestão regular.

 

Vata em desequilíbrio tem digestão irregular. Pita em desequilíbrio a digestão se torna intensa. E Kapa em desequilíbrio a digestão se torna fraca.

 

Ou seja, isso significa que quando estamos fora de nosso estado natural nossa digestão não funciona de forma adequada e provoca estados de desequilíbrio e distúrbios.

 

Como corrigir?

 

Incorporando o princípio dos 6 sabores ayurvédicos na alimentação, adequando sua atividade física, rotina e tipos de ingredientes às estações do ano. Equilibrando descanso e atividade, incluindo terapias corporais como massagem e ferramentas de autoconhecimento ao seu dia a dia.

 

Assim como se se encontra o equilíbrio ao andar de bicicleta quando se está em movimento, equilibrar e fortalecer nosso poder digestivo não é uma medida única, é um caminho que deve ser trilhado diariamente.

 

A nossa natureza (constituição) pode ser mantida em equilíbrio e ser nossa maior aliada no caminho da auto realização.

 

O que não está de acordo com os princípios ayurvédicos é pensar que os distúrbios que temos são consequência da nossa natureza. Eles são causados pela nossa desconexão com os ciclos naturais, rotina e alimentação inapropriados.

 

Você quer saber como aplicar esse conceito no dia a dia? Fale conosco, aqui.

 

Please reload

Annapurna Life por Silvia Perotti

Annapurna Life por Silvia Perotti

Contatos:

E-mail: silvia.perotti@annapurnalife.com

What'sApp (11) 99262.3979

Seg. a Sex 8h00 às 18h00

Sab. 8h00 às 14h00

(c) 2017 Annapurna Life. Todos os direitos reservados