Sal

17/7/2017

“ O excesso de consumo de sódio contribui para a ocorrência de hipertensão arterial. A relação entre aumento da pressão arterial e avanço da idade é maior em populações com alta ingestão de sal. Povos que consomem dieta com reduzido conteúdo deste têm menor prevalência de hipertensão e a pressão arterial não se eleva com a idade. Entre os índios Yanomami, que têm baixa ingestão de sal, não foram observados casos de hipertensão arterial. Em população urbana brasileira, foi identificada maior ingestão de sal nos níveis socioeconômicos mais baixos.”

 

 

O hábito alimentar dos hipertensos deve incluir:

 

  • redução da quantidade de sal na elaboração de alimentos;

  • retirada do saleiro da mesa;

  • restrição das fontes industrializadas de sal: molhos prontos, sopas em pó, embutidos, conservas, enlatados, congelados, defumados e salgados de pacote tipo snacks ;

  • uso restrito ou abolição de bebidas alcoólicas;

  • preferência por temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha, em substituição aos similares industrializados; e

  • redução de alimentos de alta densidade calórica, substituindo doces e derivados do açúcar por carboidratos complexos e frutas...”

 

Já é comprovado pela ciência que existem sais como os de rocha e o marinho que tem alta concentração de magnésio e, portanto, diminuem os efeitos do sódio no corpo e podem até diminuir a pressão arterial.

 

Portanto, retire da alimentação todas as fontes de sódio escondidos e substitua o sal de cozinha pelo sal do himalaia ou o marinho.

 

Não corte o sal completamente, pois ele tem funções importantes na digestão e no transporte de nutrientes.

 

Leia o estudo completo: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2007001500012

 

Please reload

Annapurna Life por Silvia Perotti

Annapurna Life por Silvia Perotti

Contatos:

E-mail: silvia.perotti@annapurnalife.com

What'sApp (11) 99262.3979

Seg. a Sex 8h00 às 18h00

Sab. 8h00 às 14h00

(c) 2017 Annapurna Life. Todos os direitos reservados