Campanha Coma Bem - Inverno

21/6/2017

 

 

 

 

Fique de Bem com a Natureza nesse inverno!

 

Na tradição da Ayurveda as estações do ano marcam importantes mudanças na natureza, como intensidade dos raios solares, vento, umidade, temperatura e duração do dia e da noite. Estes fatores alteram nossa força, disposição, fogo

digestivo, qualidade de sono, concentração, apetite, metabolismo e, consequentemente, nosso sistema imunológico.

 

Cada um de nós reage a estas mudanças de acordo com seu biotipo e estilo de vida e as reações podem ser observadas, minimizadas ou potencializadas quando aplicamos os conceitos ayurvédicos em nossa alimentação do dia a dia. Dessa forma, nos colocamos em harmonia com o universo, promovendo saúde e bem-estar.

 

 

Inverno - 21 de Junho a 22 de Setembro

 

O Inverno é a estação onde a temperatura chega ao seu mínimo e a nossa energia física e fogo digestivo atingem seu poder máximo. Nesse período deve-se evitar chuva e vento, dormir durante o dia e dietas restritivas, pois estas podem levar a diminuição de massa muscular.

 

É fundamental a prática de atividade física durante o inverno para evitar as alergias e gripes tão comuns na primavera.

 

Segundo a Ayurveda, durante o inverno o consumo moderado de gordura, cereais e frutas azedas ajudam a manter a temperatura do corpo. É a melhor época para consumo de proteína animal, principalmente frutos do mar e peixes com alto teor de gordura, e derivados do leite. Porém, nesse período é bom evitar alimentos muito condimentados, principalmente os apimentados ou muito amargos.

 

 

Nessa estação uma boa prática é a automassagem. Faça massagem com óleo de gergelim no corpo e couro cabeludo, pelo menos, meia hora antes do banho. A água do banho deve ser morna para quente, mas nunca lave a cabeça com água

muito quente, isso pode gerar queda de cabelo. Durante o banho use um esfoliante no corpo todo e um sabonete que não contenha gordura, e depois do banho use um hidratante natural, sem química.

 

Mantenha-se aquecido durante a noite, evite bebidas geladas e alimentos muito secos. Aproveite essa estação para dar um empurrãozinho no seu sistema imunológico e consuma alimentos antioxidantes como morango, batata doce, inhame e laranja lima.

 

As transições entre estações podem trazer à tona certas tendências a doenças, reforçar um padrão que adquirimos com nossos hábitos e, ainda, estabelecer uma patologia. Portanto, temos que adequar hábitos alimentares e de rotina a cada mudança de estação.

 

Ainda que o hábito de se alimentar com os 6 sabores ayurvédicos seja uma boa prática, a adequação para os sabores mais favoráveis de cada estação potencializa o efeito preventivo. Além disso, recomenda-se na Ayurveda um período de 7 dias, antes do final de cada estação e início da próxima, onde se faça uma transição suave de hábitos.

 

Uma regra válida, é sempre consumir os alimentos da estação. Hoje, temos tudo no supermercado o ano todo. Isso não nos ajuda a saber o que realmente está na época. Procure no site da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais da

sua cidade a lista dos produtos disponíveis em cada estação.

 

Quer saber mais sobre como aplicar esse conhecimento no dia a dia? Fale conosco aqui.

 

 

 

Please reload

Annapurna Life por Silvia Perotti

Annapurna Life por Silvia Perotti

Contatos:

E-mail: silvia.perotti@annapurnalife.com

What'sApp (11) 99262.3979

Seg. a Sex 8h00 às 18h00

Sab. 8h00 às 14h00

(c) 2017 Annapurna Life. Todos os direitos reservados