IMG_8959.JPG
Ayurveda

Proteína animal


Tema muito polêmico! Estudos mostram que o consumo de carne aumenta o risco de câncer colorretal, colesterol e doenças cardio vasculares. Estudos mostram, também, que o consumo zero de carne leva a deficiência de vitamina B12.

Então, não vou seguir o caminho do 8 ou 80, as escolhas são de responsabilidades e risco individual. Nem tão pouco vou levar a discussão para os impactos ambientais. Vou compartilhar com vocês alguns dos princípios ayurvédicos e como esse conhecimento milenar encara a proteína animal na alimentação de quem quer promover e manter a saúde.

Separei um artigo para compartilhar com vocês que fala sobre as diversas fontes de proteína e suas funções segundo a ciência moderna.

http://aditivosingredientes.com.br/upload_arquivos/201604/2016040557579001459880082.pdf

Na alimentação ayurvédica levamos em consideração as características do alimento, a estação do ano e a constituição, estado de saúde e estilo de vida do indivíduo.

Todos os alimentos que venham da natureza, inclusive a proteína animal, são considerados ayurvédicos. Infelizmente, a cultura dos excessos distorceu o conceito da sazonalidade e reais necessidades. Hoje se come pelo prazer e não pelo valor energético-nutricional da comida.

A proteína animal quando consumida com moderação, principalmente no inverno, ajuda na manutenção da nossa massa muscular e temperatura corporal. Em excesso gera acúmulo de gordura e sobrecarrega o fígado e os rins.

Portanto, o ideal é revesar entre fontes de proteína animal e vegetal, deixando para a primavera e verão as fontes de mais fácil digestão como os cereais, leguminosas e vegetais e carnes magras e leguminosas para o outono.

Seja qual for a escolha que você fez ou vai fazer na vida, lembre-se sempre que não existem escolhas 100% boas ou ruins.

É preciso comer com moderação e variedade para atender suas reais necessidades. Essa prática leva a uma boa saúde e ao bem estar!

#proteína #leguminosas #ayurveda

0 visualização0 comentário
fundo2.jpg
NOVIDADES
  • Facebook - Annapurna Life
  • Instagram - Annapurna Laife
  • YouTube - Annapurna Life

@ 2013 Annapurna Life por Silvia Perotti. Todos os direitos reservados

INFORMAÇÕES
CONHEÇA